5 maneiras de estimular a criatividade das crianças

10 de diciembre de 2019
Dicas Lepper
Enviar por
e-mail
5 maneiras de estimular a criatividade das crianças

Você já ouviu falar que a criatividade é uma das habilidades do futuro? Em um mundo hiperconectado, digital e tecnológico, o que irá diferenciar os humanos das máquinas será nossa capacidade de pensar e criar novos caminhos. Para entender o valor da criatividade, contudo, não precisamos ir tão longe assim… 

Esta habilidade está presente em nossa rotina em diferentes segmentos e por isso é importante desenvolvê-la desde pequenos. Quer saber como estimular a criatividade das crianças? Reunimos dicas que podem ajudar você a motivar mentes mais criativas.

Como estimular a criatividade?

É mais fácil do que você imagina. A habilidade de ser criativo pode ser desenvolvida diariamente, por meio de atividades simples. De acordo com a escritora e socióloga, Christine Carter, “a criatividade nos ajuda a lidar com mudanças, a solucionar problemas, afeta nossa inteligência social e emocional, melhora nosso entendimento de matemática e ciência e é um componente chave para nossa felicidade e saúde”. Vamos colocá-la em prática?

Incentive o contato com as artes e a imaginação

Tudo começa por um bom exemplo. Por isso, ao invés de comprar tintas e papel e deixar a criança sozinha, tire alguns minutos para participar da atividade com ela e mostrar o que ela pode criar com aqueles recursos. Vocês podem ler um livro juntos, ir ao museu, ao teatro ou ao cinema. A exposição a diferentes tipos de arte funciona como um combustível para a criatividade.

Na hora que a criança colocar em prática o que aprendeu, não dite regras. Pelo contrário, estimule ela a pensar de maneira original. Pintar o céu de cor de rosa? Por que não? Este tipo de interação irá estimulá-la a pensar diferente e entender que ela tem liberdade para ser tão criativa quanto quiser.

Outra maneira de estimular a imaginação é nas tarefas da rotina, como na hora do almoço ou na hora do banho. Ao criar uma história ou aventura divertida você estará tornando aquele momento muito mais lúdico para a criança e conseguirá despertar a atenção e a criatividade dela.

Crie um ambiente estimulante

Tudo o que você precisa são brinquedos lúdicos, jogos, músicas e livros que despertem o desenvolvimento motor, mas também o desenvolvimento de novas ideias. Uma forma muito fácil de fazer isso é transformar situações rotineiras em desafios. Que tal dormir na outra ponta da cama? Ou sentar no chão para desenhar embaixo da mesa? Uma simples mudança de perspectiva pode ser capaz de despertar novas ideias. 

Um ambiente estimulante também exige um espaço no qual a criança tenha liberdade para se sujar e libertar a criatividade de verdade. Você pode reservar um cantinho da casa liberado para fazer sujeira ou estimular brincadeiras ao ar livre. Aí é só juntar recursos como tintas, papéis, massa de modelar, argila e outros materiais. Garantimos que os pequenos vão adorar!

Visite novos lugares

Por mais estimulante que o seu lar possa ser, visitar novos lugares expõe os pequenos a um novo mundo de possibilidades. E para isso você não precisa ir muito longe. Pode ser um parque no seu bairro, um museu diferente na cidade, uma região que vocês nunca visitaram ou uma atração em uma cidade próxima. Para estimular ainda mais a criatividade, vale questionar a criança sobre as impressões que ela teve daquele local, o que mais gostou e o que aprendeu com o passeio.

Incentive as atividades que a criança mais gosta

Quando gostamos de algo, aprendemos muito mais fácil e por isso é tão bom estimular as habilidades criativas preferidas das crianças. 

Se o seu filho gosta de música, por que não matriculá-lo para aprender a tocar algum instrumento? Se ele gosta de contar histórias, um curso de teatro pode ser uma boa ideia. Se ele gosta de dinossauros, você pode estimular o conhecimento conversando com ele sobre o assunto ou até mesmo organizando uma festinha temática. A imaginação não tem limites, por isso, seu incentivo ao aprendizado também não deve ter.

Reserve o tempo para fazer nada

Estimular as habilidades do seu filho é uma ótimo ideia, mas é preciso uma certa cautela para não sobrecarregar a criança. Na verdade, o ócio também é o momento perfeito para o desenvolvimento da criatividade.

Quando a criança fica entediada, tende a pensar em soluções criativas e brincadeiras diferentes. Quer maior estímulo que este? Sem interferências, a criança é estimulada a utilizar o ambiente ao seu redor para criar um mundo só dela. 

Gostou das dicas e quer descobrir outras formas de despertar e estimular a criatividade? é só conferir os posts abaixo:

 

 

¿Te gusta? revisión
Deja tu mensaje para nosotros
Volver al listado