Benefícios da dança para a saúde física e mental

21 de septiembre de 2018
Dicas Lepper
Enviar por
e-mail
Benefícios da dança para a saúde física e mental

 

Você já está cansada de saber da importância da atividade física para a saúde, não é? O problema é que nem sempre estamos dispostos ou temos tempo de largar a rotina para ficar longas horas na academia, mas e se existisse uma atividade divertida e prática? Conheça os benefícios da dança para a saúde física e mental.

 

De acordo com o Dr. Turíbio Barros Neto, médico fisiologista e coordenador do CEMAFE (Centro de Medicina da Atividade Física e do Esporte) atividade física é toda a situação em que a pessoa pelo menos dobre seu gasto de energia e aumento do metabolismo, seja ela ocupacional (subir escadas, carregar um pacote, fazer compras, lavar o carro, varrer a casa) ou formal (pedalar, nadar, dançar, caminhar, correr).

 

 

Tão eficaz quanto qualquer exercício aeróbico, a dança é uma atividade que une benefícios para diversas áreas da vida. Saúde física, mental, sociabilidade, dançar é uma das formas mais eficazes de eliminar a monotonia! Além disso, você não precisa saber dançar para começar a praticar. Veja mais sobre os benefícios dessa atividade e como escolher a aula ideal para você:

 

Bem-estar físico

 

Você sabia que em apenas 1h de aula é possível ter um gasto calórico muito maior do que qualquer outra atividade aeróbica? Além disso, alguns ritmos acabam trabalhando pernas, braços e quadril, fortificando as articulações, estimulando o fluxo sanguíneo e o funcionamento do sistema circulatório.

 

Melhora da Postura

 

Já reparou como a postura de bailarinos é bonita? Com o aumento da flexibilidade, força, resistência e fortalecimento dos músculos, a dança auxilia na melhora da postura do nosso corpo, trazendo benefícios para quem sofre de doenças ósseas e rigidez articular. Com a postura alinhada é possível evitar lesões, fadiga, deformações, desequilíbrio, dores nas costas e de cabeça, além da melhora na respiração.

 

Ansiedade

Ao expressar nossas emoções por meio da dança, é possível trazer tranquilidade, foco e aumentar o ânimo. Esse equilíbrio mental é ideal para manter a ansiedade longe! Além disso, ter contato com  nosso corpo também aumenta a autoestima, o que é essencial para adquirir autoconfiança e clareza de pensamento.

 

Sociabilidade

 

Estar em contato com outras pessoas, ouvir outras histórias, compartilhar sentimentos e emoções, contribui para um relacionamento agradável com as pessoas a nossa volta. Como seres humanos relacionais, o contato com outras pessoas é um estímulo para a nossa saúde mental. Além disso, você pode conhecer novos amigos, de todas as idades e aumentar ainda mais o seu círculo de amizades.

 

Como escolher o ritmo certo?

 

Zumba, Fit Dance, Balé Fitness, são tantas opções disponíveis, que você pode até se sentir perdida na hora de escolher a sua. Por isso, preparamos um guia com as principais informações para você escolher a atividade que mais se encaixa com a sua rotina e com os seus gostos!

 

Zumba

post-blog-lepper-danca-zumba

 

Com ritmos latinos e envolventes, a aula de Zumba usa músculos do corpo todo, melhora o sistema cardiovascular e ajuda na consciência corporal. Além disso, as aulas são ministradas com músicas contagiantes, tornando-se uma ótima forma de aliviar o estresse, se divertir e se exercitar ao mesmo tempo. Em apenas uma aula é possível perder até 900 calorias.  

 

Balé Fitness

 

post-blog-lepper-danca-bale-fitness

 

Inspirado no Balé Clássico, o Ballet Fitness é uma modalidade que ajuda a trabalhar a postura, flexibilidade, a respiração e o equilíbrio. As atividades desenvolvidas melhoram o tônus muscular e focam, principalmente no abdômen, ombros, perna e glúteos. Uma aula pode queimar até 740 calorias.

 

Sh’bam

 

post-blog-lepper-danca-shbam

 

O Sh’bam é uma mistura de variados estilos de música em uma aula animada e com clima de balada. A modalidade auxilia no desenvolvimento da coordenação motora, noção de ritmo, além da melhora do condicionamento físico. Com um gasto calórico de em média de 530 calorias por aula, proporciona uma sensação única de descontração e liberdade.

 

Fit Dance

 

post-blog-lepper-danca-fit-dance

O Fit Dance é uma modalidade criada na Bahia e mistura coreografias de dança , com exercícios que estimulam o corpo a se mexer. Os ritmos variam entre funk, sertanejo e sucessos recentes. Além de ser oferecido em academias por todo país, as coreografias também estão disponíveis no Youtube, com aulas fáceis de executar, seguindo os passos dos dançarinos. O Fit Dance oferece a possibilidade de queimar de  600 a 1000 calorias por aula.

 

Cuide de você

 

Na correria do dia a dia, estamos sempre cuidando mais dos outros do que de nós mesmos, não é? Por isso, não se esqueça de reservar momentos especiais para cuidar de si mesmo, afinal, você precisa se sentir bem com você para que possa transmitir isso para as outras pessoas.

 

Se você não pode praticar dança em uma academia, comece com o que você tem! Procure por aulas no Youtube e reserve um momento do seu dia para praticar. Alcançar seus objetivos depende mais da sua constância e força de vontade, do que academias e roupas sofisticadas. Faça agora, com o que você tem e colha os resultados depois!

 

Mais dicas para a sua saúde

 

Veja 8 benefícios da caminhada para a saúde e para a mente

Chás são ótimos aliados para uma vida mais saudável. Saiba mais!

Que tal incluir mais frutas na sua alimentação? Confira este post

Atividade física para crianças. Conheça as vantagens na natação

¿Te gusta? revisión
Deja tu mensaje para nosotros
Volver al listado