Receitas fáceis de maionese caseira

06 de dezembro de 2018
Receitas
Enviar por
e-mail
Receitas fáceis de maionese caseira

Se tem algo mais a cara do Brasil do que a maionese, a gente não conhece! Estrela das refeições em família, dos lanches com os amigos e de diversos pratos, essa delícia faz parte dos nossos melhores momentos. Confira as receitas fáceis de maionese caseira que separamos para você.

Apesar de ser popular por aqui, a maionese é um dos molhos mais famosos do mundo, superando até mesmo o ketchup. Suspeita-se que essa iguaria surgiu na França em 1756, pelas mãos do chef Duque de Richelieu, em um banquete de comemoração após a Guerra dos Sete Anos.  

Apesar de ser encontrada pronta em supermercados, nada substitui a versão caseira da maionese. Inclusive, em muitos lugares, o molho foi incorporado à salada de batatas e tornou-se famosa maionese dos churrascos de domingo. Além disso, pode ser servida como acompanhamento para petiscos e em sanduíches. As versões com alhos e outros condimentos também são um sucesso.

 

Confira as receitas abaixo, chame os amigos e prepare-se!

 

Maionese Verde

Um clássico das lanchonetes na sua casa! A maionese verde fica uma delícia em sanduíches, especialmente em hambúrgueres. Aprenda!

post-blog-lepper-maionese-caseira-verde

Ingredientes

1 ovo
Óleo até dar o ponto
Sal a gosto
3 colheres de sopa de cebolinha e salsinha picadas
1 colher de café de alho amassado

Modo de Preparo

Bata o ovo, o sal, a salsinha e a cebolinha no liquidificador, adicionando o óleo aos poucos, até chegar na consistência de uma pasta cremosa com a cor verde.

 

Maionese Vegana

Apesar do ovo ser a base de grande parte das receitas de maionese caseira, os veganos também contam com uma opção deliciosa. Confira!

post-blog-lepper-maionese-caseira-vegana

Ingredientes

1 xícara (chá) de óleo de soja

1 dente de alho (sem o miolo)

1 colher (sopa) de vinagre branco

Sal a gosto

 

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador e acrescente mais óleo, aos poucos, até a maionese ficar no ponto.

 

Maionese com pão francês

Que tal essa opção de maionese caseira com pão francês? Cremosa e perfeita para aperitivos, essa receita é ótima para aproveitar aquele pãozinho que sobrou do dia anterior. Para dar um toque especial, adicione mostarda ou outros condimentos e especiarias de sua preferência.

post-blog-lepper-maionese-caseira-pao

Ingredientes

1 pão francês amanhecido sem casca picado grosseiramente

1 colher (chá) rasa de sal

1/2 colher (chá) de alho amassado

150 ml de óleo

100 ml de leite

 

Modo de Preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador e despeje um fio de óleo através da tampinha menor do liquidificador enquanto bate, até virar uma pasta bem firme. Você vai usar, em média, 150 ml de óleo.

 

Dicas para o preparo da sua receita

Antes de preparar a sua receita de maionese caseira, lembre-se que ela deve consumida, preferivelmente, no mesmo dia. Por ser uma preparação que não leva conservantes, o prazo de validade, na geladeira,  é de no máximo 3 dias. Além disso, fique atento quanto a procedência dos ovos utilizados para não correr o risco da salmonella, bactéria presente nos ovos das galinhas.

Por ser um molho neutro, você pode soltar a imaginação e usar seus temperos preferidos na sua receita. As especiarias como pimenta-do-reino, pimenta-rosa, orégano, ervas finas ficam deliciosas. Agora é só colocar a mão na massa, chamar os amigos e testar essas delícias!

 

Veja mais receitas no Blog Lepper

Essas deliciosas bruschettas acompanham muito bem a sua maionese caseira.

Aprenda drinks deliciosos com limão para receber os amigos.

As comidas de Festa Junina são deliciosas o ano inteiro! Veja mais aqui.

Gostou? Comente
Deixe sua mensagem para nós
Voltar para Listagem