Sabe aqueles dias chuvosos de férias? Quando você precisa ficar dentro de casa, mas já não sabe mais o que fazer para entreter a criançada? Temos a solução perfeita para estes momentos: uma sessão pipoca superespecial!
Tudo o que você precisa é escolher o filme preferido das crianças e preparar diferentes tipos de pipoca, uma mais gostosa que a outra! Para te ajudar nessa missão, separamos receitas tradicionais e diferentes. Temos certeza que todo mundo vai adorar! 😉
Quem não gosta do cheirinho de pipoca de cinema, não é mesmo? Só de passar perto, já dá uma vontade incontrolável de experimentar 🍿 Diferente do que pode parecer, contudo, ela não é complicada de fazer. Quer aprender a fazer pipoca de cinema em casa? Então confira os ingredientes abaixo.
Comece aquecendo na panela o óleo e a manteiga, até que ela escureça um pouco. Coloque o milho e deixe estourar até o barulho começar a diminuir. Para evitar que a pipoca queime, é só balançar a panela regularmente em movimentos circulares. Isso vai concentrar o milho embaixo e permitir que eles estourem.
E prontinho! O preparo é muito similar ao preparo da pipoca tradicional. Se você quiser, pode adicionar tempero para carne em pó ao final, para dar um gosto diferente. No entanto, a pipoca amanteigada por si só já é bastante saborosa.
O preparo da pipoca doce, por levar outros ingredientes, é um pouco mais complexo que o da pipoca salgada. Mas calma, que vamos te ensinar o passo a passo direitinho. Antes de mais nada, para fazer a pipoca doce você deve estourar a pipoca sozinha e depois acrescentar a calda separadamente.
O milho ideal para as pipocas doces é o Mushroom (Top Sugar ou Cogumelo), que é o tipo de milho utilizado nas salas de cinema. Ele tem um formato redondo e é maior que o comum, o que acaba favorecendo a aderência das caldas doces. Se você não encontrá-lo com facilidade, contudo, pode ser utilizado o milho comum do supermercado.
Na hora de fazer a pipoca, basta usar uma pequena camada de óleo e colocar o milho apenas quando a panela já estiver bem quente. Não adicione sal ou açúcar nesta etapa. Se você tiver uma pipoqueira, o ideal é utilizá-la. Se não tiver, não tem problema, você pode estourar a pipoca na panela normal, mexendo de vez em quando.
E depois de espalhar a calda sobre a pipoca já pronta, tem mais um truque para deixá-la sequinha e crocante: espalhe a pipoca em uma forma e leve ao forno em temperatura baixa por mais ou menos uma hora. Agora que você já conhece os principais truques, vamos às caldas?
Esta é uma das versões mais tradicionais, com um caramelo docinho e suave, que derrete na boca. É a versão preferida de muita gente e também a principal base para outras variações. Vamos aos ingredientes?
Com a pipoca pronta reservada, derreta a manteiga em uma panela no fogo baixo, adicione o açúcar e misture até ficar homogêneo. Depois aumente o fogo para médio e deixe essa mistura ferver, mexendo por cerca de 4 minutos.
Tire do fogo e adicione o sal e o bicarbonato de sódio. A mistura irá borbulhar bastante, por isso mexa vigorosamente, até ficar bem brilhante. Despeje o caramelo sobre a pipoca aos poucos, até cobrir tudo.
Se você quiser deixá-las mais crocantes, divida a pipoca em duas assadeiras forradas e asse em forno pré-aquecido a 120°C. Ficará delicioso e sequinho, uma delícia!
Esta versão é perfeita para quem adora um doce e ama chocolate 🍫 Assim como as demais caldas, é superfácil e rápida de preparar. Vamos à receita?
Primeiro estoure o milho da pipoca, com o óleo na panela, e reserve. Na mesma panela, coloque o açúcar e, assim que começar a derreter, acrescente o achocolatado e a manteiga. Mexe um pouco para uniformizar.
Depois que estiver tudo homogêneo, apague o fogo e coloque a pipoca novamente na panela. Encaixe bem a tampa e mexa para que a calda se misture. Fica uma verdadeira maravilha!
A febre da gourmetização também veio parar no universo das pipocas e existem diversas opções cheias de sabor para você experimentar e se apaixonar. Já pensou comer uma pipoca de Nutella? Ou uma pipoca sabor churros? Ou uma com cobertura de leite ninho? Hmmm... 😋 É justamente esta que você vai aprender a fazer agora.
Se você tiver uma pipoqueira, pode colocar a pipoca, o açúcar, água e manteiga na panela tudo junto. Misture e mantenha em fogo médio, até a pipoca estourar. Se você for prepará-la em uma panela comum, o mais indicado é estourar a pipoca e fazer a calda separadamente.
Quando a pipoca estiver caramelizada, é só você polvilhar leite Ninho por cima e misturar bem. A pipoca ganha um gostinho todo especial e fica com uma cara gourmet mesmo!
Se você gostou dessas receitas, confira outras opções para fazer com as crianças nas férias. Temos certeza que eles vão adorar cada delícia que vocês prepararem juntos.
No calor do verão, que tal aprender a fazer um sorvete caseiro?
Já pensou em fazer uma sobremesa com apenas 3 ingredientes? Você pode aprender aqui.
E para um jantar diferente, que tal uma noite do hambúrguer? Descubra tudo o que você precisa aqui.