Pós-Sol caseiro: como cuidar da pele e do cabelo

24 de janeiro de 2020
Receitas
Enviar por
e-mail
Pós-Sol caseiro: como cuidar da pele e do cabelo

Todo mundo sabe que antes de ir à praia é preciso se proteger bem contra os raios solares. O uso do protetor solar é indicação imprescindível e muita gente a segue à risca. Mas, e depois do passeio? Como você faz para aliviar os efeitos do Sol, da maresia, do sal e da areia no cabelo e na pele? 

Vamos te mostrar como algumas receitinhas de pós-Sol caseiro podem incrementar sua rotina de autocuidado. Ao seguir essas indicações, você poderá encarar o verão da melhor forma, aproveitando ao máximo cada momento.

 

Pós-Sol para quem exagerou na exposição solar

Se você ainda não passa protetor solar antes de ir à praia, já está na hora de começar a se proteger. Mesmo em dias nublados, é preciso utilizar o protetor, principalmente entre as 10h e 15h. Quando você não tem o hábito de passá-lo ou simplesmente esquece, é que as verdadeiras marcas de Sol começam a aparecer.

É comum ver pessoas com a pele vermelha, queimada do Sol, e os danos podem ser mais profundos do que parecem. Para te ajudar a aliviar os sintomas desse tipo de queimaduras e ajudar a sua pele a se recuperar, separamos receitas caseiras que você pode fazer com itens bem comuns. Mas vamos combinar: dá próxima vez, é melhor passar o protetor ;)

  • Aloe vera + vitamina E: o aloe vera tem efeito refrescante e a vitamina E tem propriedades cicatrizantes para a pele. Portanto, estes dois ingredientes combinados favorecem a regeneração do tecido e previnem que a queimadura seja infectada por bactérias ou fungos. Você pode aplicar aloe vera na região afetada e tomar uma cápsula de vitamina E, para acelerar a cicatrização.
  • Iogurte natural + aveia: este é um esfoliante natural suave o suficiente para remover as células mortas da pele, sem machucá-la ainda mais. É só misturar 3 colheres de iogurte natural e 1 colher de aveia em flocos e aplicar em movimentos circulares sobre a pele. Por conterem agentes antioxidantes e anti-inflamatórias, os ingredientes também estimulam a regeneração do tecido.
  • Chá de camomila: o chá de camomila é popularmente conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias e relaxantes e pode ser utilizado na pele, para aliviar a ardência e vermelhidão. Se for aplicado gelado, também ajuda a refrescar. 

É só misturar 1 colher de flor de camomila (ou sachê de caixinha), ½ xícara de água e 4 cubos de gelo. Depois de infusionar o chá, deixe esfriar, adicione o gelo e aplique sobre a pele sem enxaguar. 

Pós-Sol hidratante

Mesmo que você se proteja dos raios solares, a sua pele também pode ser afetada por outros fatores, como o calor extremo e a maresia. Durante o verão, um dos principais sintomas de uma pele pedindo socorro é o ressecamento e para te ajudar a resolver esse problema separamos 3 receitas caseiras com um ingrediente em comum: o mel.

Por causa das moléculas de açúcar que ajudam a segurar a água na pele, o mel tem propriedades naturalmente hidratantes. A combinação dele com estes outros ingredientes resulta em fórmulas poderosas.

  • Mel + leite de coco: esta mistura exerce um efeito hidratante e remove as células mortas da pele. É só misturar 5 colheres de mel com 1/2 xícara de leite de coco. Antes de aplicar na pele, lave-a com água corrente fria, aplique a mistura e deixe agir por 40 minutos. Depois enxágue com água fria. 
  • Mel + abacate: é só misturar a polpa de um abacate maduro com meia xícara de mel, até formar uma pasta. Aplique sobre a pele, deixe agir por 20 minutos e depois lave bem com água fria. Assim como o mel, o abacate tem propriedades que nutrem e hidratam a pele, deixando-a com aspecto radiante e saudável. 
  • Mel + clara de ovo: bata uma clara de ovo em neve, até começar a formar picos, e acrescente uma colher de mel morno. Antes de aplicar a mistura, umedeça a pele com água morna, passe o mel e deixe agir por 15 minutos. Após este tempo, a sua pele estará mais tonificada e radiante. 

Pós-Sol para o cabelo

Com a ação da água do mar e do Sol intenso, os cabelos são os que mais sofrem durante a temporada de verão. Por isso, é preciso cuidar bem deles, contando com a proteção de loções próprias para a estação.

Após a praia, é importante lavar bem os cabelos com shampoo e condicionador adequados. Já a hidratação, precisa acontecer pelo menos uma vez por semana. Se você quiser optar por opções caseiras, confira as receitas que separamos

  • Óleo de coco: aplique o óleo de coco em toda a extensão do cabelo, inclusive na raiz, massageando bem. Deixe agir durante a noite e enxágue pela manhã. Para evitar que a raiz fique úmida, seque o cabelo com secador após o processo.
  • Banana + óleo de amêndoas + mel: misture uma banana amassada com uma colher de óleo de amêndoas e duas colheres de mel, até ficar homogêneo. Aplique a mistura no cabelo, deixe agir por 30 minutos e enxágue bem. Finalize com óleo de argan nas pontas. 
  • Leite: em função de sua riqueza em cálcio, é comum encontrar o leite como ingrediente principal de shampoos e sabonetes. Com o auxílio de um algodão, aplique o líquido em toda a extensão do cabelo, inclusive na raiz. Deixe agir por uma hora e lave normalmente. 

Quer conferir outras dicas para encarar este verão muito mais preparada? Para desfilar com estilo e conforto por aí, você pode renovar a sua linha praia com a Lepper.  Para conferir outras dicas é só clicar nos posts abaixo ;)

 

Gostou? Comente
Deixe sua mensagem para nós
Voltar para Listagem
x