Noite do fondue: saiba como preparar essa delícia de inverno

13 de agosto de 2019
Receitas
Enviar por
e-mail
Noite do fondue: saiba como preparar essa delícia de inverno

É difícil achar uma receita que combine melhor com o inverno do que fondue. Prático, democrático e delicioso, o preparo é a opção perfeita para reunir a família e amigos em uma noite de sabor e diversão. Quer saber o que você precisa para uma noite do fondue? Então confira as dicas abaixo.

Utensílios para o preparo

A receita original do fondue veio da Suíça e é tradicionalmente preparada em uma panelinha conhecida como rechaud. Geralmente feita de cerâmica ou inox, é nessa peça que você vai aquecer o queijo ou chocolate que irá banhar os demais ingredientes. O rechaud é vendido em kits que vêm com a panelinha, um suporte para a sustentação dela e garfinhos. Mas se você não tiver o kit fondue não há razão para não aproveitar essa delícia.

Tanto o preparo do fondue salgado quanto o doce pode ser feito no fogão ou no microondas. Já na hora de servir, é só passar o queijo ou chocolate para um refratário aquecido e mantê-los ali enquanto o pessoal se delicia.

Fondue salgado

Se você optar por dois tipos de fondue diferentes, geralmente o primeiro a ser servido é o salgada. Então é por ele que vamos começar! Para preparar um delicioso fondue de queijo o segredo está em misturar dois ou mais tipos de queijo. O Emmental e o Gruyère são ótimas opções, mas você pode misturar outros tipos como o mussarela, o provolone e o queijo gorgonzola. Confira os ingredientes necessários:

Para preparar a mistura de queijos corte ambos em cubinhos e polvilhe farinha de trigo por cima. Esfregue o dente de alho na panela onde será preparado o fondue e leve ao fogo. Acrescente o vinho branco à panela e quando aquecer adicione os queijos, mexendo constantemente com uma colher até que a mistura torne-se cremosa. Acrescente a pimenta do reino e a receita estará prontinha para ser servida. 

Ao misturar dois tipos de queijo o seu fondue ficará ainda mais saboroso, mas também é possível fazer a receita utilizando apenas um queijo. Neste caso, o Emmental e o Gruyère são extremamente saborosos e vão conceder um toque mais que especial ao seu fondue.

Fondue doce

Essa hora agrada todos os chocólatras de plantão. Para um fondue doce maravilhoso é só escolher o chocolate de sua preferência e fazer uma ganache, adicionando creme de leite. Dessa maneira o chocolate não endurece e fica no ponto perfeito para cobrir frutas e outras delícias. Confira os ingredientes e o passo a passo completo:

Para preparar o chocolate é só derretê-lo em banho maria ou no microondas, de pouquinho em pouquinho para não queimar. Depois misture o creme de leite e o seu ganache estará prontinho.

Acompanhamentos

Os acompanhamentos vão tornar a sua noite do fondue ainda mais especial e o melhor é que você pode escolher os ingredientes que mais gosta. O fondue de queijo combina perfeitamente com:

  • carne (dê preferência para cortes macios, como alcatra ou maminha);
  • frango;
  • calabresa;
  • batata, cenoura, brócolis e outros legumes;
  • pepino em conserva, ovos de codorna e tomate cereja;
  • pães e torradinhas.

Já o fondue de chocolate pode ser acompanhado de um variedade ainda maior de delícias. Fica perfeito com:

  • frutas (banana, morango, kiwi, abacaxi e uva são ótimas opções);
  • bombons;
  • pedacinhos de brownie (aprenda a fazer o seu aqui);
  • mini churros;
  • marshmellow;
  • waffer ou outras bolachinhas.

Na hora de servir

Separe os acompanhamentos em potinhos diferentes e centralize a panelinha do fondue para que todo mundo possa se deliciar. Se você quiser criar um clima mais informal, pode montar o fondue em uma mesinha de centro e espalhar almofadas pelo chão para o pessoal se sentar e ficar bem à vontade. Temos certeza que todo mundo vai adorar!

Quer conferir outras dicas Lepper, para incrementar a sua noite do fondue?

Pedacinhos de cookies são perfeitos para mergulhar no chocolate, aprenda a fazer o seu aqui.

Para aquecer o corpo e o coração, saiba como preparar cafés deliciosos.

Não gosta de fondue? Que tal uma noite de pizza com os amigos?

Gostou? Comente
Deixe sua mensagem para nós
Voltar para Listagem