Gostinho de inverno: opções de cremes, sopas e bebidas quentes

19 de junho de 2018
Receitas
Enviar por
e-mail
Gostinho de inverno: opções de cremes, sopas e bebidas quentes

É só as temperaturas começarem a cair, que a vontade de consumir alimentos quentinhos aparece, não é? Saiba que você não está sozinho. A nova tendência em alimentação moderna e saudável, a comfort food, é uma prática de consumir comidas que remetem às refeições caseiras feitas em família, como as opções de cremes, sopas e bebidas quentes típicas do inverno.
Em meio a uma vida corrida e sem tempo para uma alimentação tranquila e saudável, a onda da comfort food, apesar de estar em alta agora, já tem muita história. Foi nos Estados Unidos, na década de 1980, que o termo surgiu  para se opor ao mercado da mecanização no preparo e na forma de consumir os alimentos, o famoso fast food.

A ideia da comfort food é remeter à infância e às coisas mais simples e deliciosas da vida

 

Para deixar seu inverno mais aconchegante, separamos algumas sugestões de receitas deliciosas, saudáveis e super fáceis de preparar. Tudo para ser degustado sem pressa e para lembrar dos momentos mais deliciosos da vida. Prepare os ingredientes!

 

Creme/Caldinho de Chuchu

blog-lepper-comidas-inverno-caldo-chuchu

Você pode até pensar que chuchu não tem “gosto de nada” e é “sem graça”, mas nós garantimos que essa receita vai te surpreender. A ideia foi da influencer Lilian Sá (@liliansa), adepta da dieta low-carb, e é um dos maiores sucessos no Instagram.

 

Além de ser um ingrediente com valor acessível, o chuchu é um alimento de baixa caloria e não contém colesterol. Também contém fibra dietética para controlar os níveis de açúcar no sangue e manter o coração saudável, vitaminas A, C e do complexo B.

 

Ingredientes

6 chuchus

1 cebola

3 dentes de alho

Sal

Água

Temperos à gosto

2 colheres de Nata/Creme de leite (opcional)

 

Modo de preparo

Descasque e corte os chuchus em cubinhos. Em uma panela, doure a cebola e o alho e em seguida adicione o chuchu. Depois de refogar rapidamente, adicione água até cobrir. Cozinhe até que o chuchu fique bem molinho e que a água tenha secado. Adicione o sal e os temperos de sua escolha. Bata até virar um creme com o auxílio de um mixer ou no liquidificador. Adicione a nata ou o creme de leite para finalizar. Sirva puro ou com queijo parmesão ralado.

 

Sopa Verde Funcional

blog-lepper-comidas-inverno-sopa-funcional

Quem disse que apenas o suco verde pode ser detox? Para os dias em que a vontade de tomar algo gelado não aparece, essa deliciosa ideia de sopa verde é repleta de ingredientes funcionais para você aquecer o coração e ainda cuidar da saúde.

 

De fácil digestão e super leve, a sopa verde ajuda a remover as toxinas do organismo e é feita com carboidratos de baixo índice glicêmico, perfeita para quem está tentando emagrecer ou manter o peso.

 

Ingredientes

1 xícara de folhas de espinafre

1 abobrinha italiana (verde)

3 folhas de couve

1 brócolis inteiro

1 cebola

3 dentes de alho

Folhas de hortelã

Sal

Temperos à gosto

 

Modo de Preparo

 

Em uma panela, refogue o brócolis cortado em tamanho pequeno com a cebola e o alho. Em seguida, adicione a abobrinha em cubinhos, a couve e o espinafre cortados em tirinhas finas. Adicione água até a metade da panela e deixe cozinhar até que o brócolis fique molinho. Quando a água estiver secando, adicione o sal, os temperos e a hortelã. Você pode consumir tanto com os legumes inteiros ou bater no liquidificador. Sirva com azeite e queijo.

Chocolate quente saudável

blog-lepper-chocolate-quente

Quem não gosta de um docinho no meio de uma tarde fria, não é? Essa receita de chocolate quente, além de saudável, também não possui lactose e é perfeita para pessoas que sofrem com alergias e intolerâncias.

 

Com ingredientes simples de encontrar e menos de 10 minutos de preparo, você cria uma bebida deliciosa e repleta de benefícios para a saúde. A banana, além das fibras, potássio e vitaminas, entra para substituir o açúcar, por isso precisa estar bem madura.

 

Ingredientes

 

1 xícara de leite de coco

1 banana pequena bem madura

3 quadradinhos de chocolate 70% cacau

1 colher de cacau em pó

 

Modo de Preparo

 

Bata a banana, o leite de coco e o cacau no liquidificador. Aqueça a mistura no microondas ou no fogão. Na hora de servir, coloque os pedacinhos de chocolate 70% cacau dentro do recipiente. Se você gosta, também pode adicionar 1 colher de sobremesa de chia.

 

Ser saudável não tem hora

 

Não importa a estação, sempre é tempo de adotar um estilo de alimentação mais saudável. Afinal, a vida é cheia de bons momentos e para desfrutar de tudo isso, é preciso de muita saúde e disposição. Porém, isso não significa abrir mão do que gostamos, afinal, são as exceções que justificam as regras. A chave é encontrar o seu equilíbrio.

 

Ao cuidar de você, lembre-se também das pessoas a sua volta. Companheiros, filhos, pais, irmãos, todo mundo merece ser cuidado com carinho! No caso dos filhos, ser exemplo é a alternativa mais eficiente em casos de alimentação saudável. Demonstre prazer em cuidar de si mesma e todos perceberão.

 

Veja mais receitas deliciosas:

Que tal variar no cafezinho de todos os dias? Veja aqui algumas ideias

Sem tempo? As receitas com apenas 3 ingredientes são perfeitas

3 Bolos deliciosos e fáceis de fazer

Não tem inverno onde você mora? Veja essas receitas de smoothies

 

Gostou? Comente
Deixe sua mensagem para nós
Voltar para Listagem