Como criar um cantinho de leitura para as crianças em casa

24 de maio de 2019
Decoração Faça Você Mesmo
Enviar por
e-mail
Como criar um cantinho de leitura para as crianças em casa

Celular, videogame, vídeos no Youtube, quando o assunto é diversão para as crianças, hoje em dia, é difícil escapar dos estímulos eletrônicos. Porém, apesar de populares, essas alternativas não são as únicas para entreter as crianças. A leitura, por exemplo, é uma excelente forma de diversão e aprendizado. Porém, como deixar essa atividade mais envolvente? Confira as dicas abaixo e aprenda como criar um cantinho de leitura para as crianças em casa.

A leitura é fundamental para o desenvolvimento das habilidades cognitivas e de comunicação das crianças. Essa atividade traz inúmeros benefícios para a criança e, também, para os pais, como o fortalecimento da conexão com quem lê para a criança, o desenvolvimento da atenção, concentração, vocabulário, memória e o raciocínio, além de inúmeros outros benefícios.

Por essas razões, os livros devem sempre fazer parte do universo infantil o quanto antes. A leitura deve se tornar parte da rotina da criança, o que a torna ainda mais natural e espontânea. Nessas horas, um cantinho personalizado em casa pode estimular ainda mais esse hábito. Confira!

Decoração

Antes mesmo de pensar nos livros, dar atenção para a decoração é fundamental para que a criança se sinta bem no espaço. Qualquer espaço pode ser facilmente adaptado, desde que tenha a decoração correta. Mesmo que você não tenha um cômodo inteiro disponível, reservar um pequeno espaço no quarto ou na sala, já é suficiente.

Defina os móveis, que não precisam necessariamente ser uma poltrona e uma estante. A regra principal é a funcionalidade, afinal, os pequenos precisam ter tudo disponível para se sentirem confortáveis. Com isso definido, parta para os detalhes menores, como almofadas, quadrinhos e até pintura na parede. Se o seu ambiente não for iluminado, invista em luzes para facilitar ainda mais a leitura.

Inspire-se com as ideias abaixo:

 

Quem disse que são necessários móveis para o cantinho da leitura?

Uma inspiração prática e linda!

Os adesivos também são uma alternativa excelente para a decoração do cantinho

Olha que ideia legal para guardar os livros!

As cabaninhas também são práticas e super lúdicas para o cantinho da leitura

A escolha dos livros

Fábulas, clássicos da literatura infantil brasileira, contos de fadas, aventuras e gibis, quais são os melhores livros para o cantinho da leitura? A resposta é simples: todos! As estantes do seu cantinho da leitura devem conter diferentes tipos de livros infantis para estimular o desenvolvimento do gosto pessoal da criança. O importante é que todos sejam sempre condizentes com a faixa etária do pequeno leitor.

Para a escolha, que tal um passeio na livraria para permitir que a criança veja as capas e sinta o “cheirinho” de livro novo? Uma alternativa mais acessível é comprar os livros em sebos (loja de livros usados) da sua cidade e até mesmo online. O site Container Cultura, por exemplo, possui inúmeros títulos infantis com preços super acessíveis.

O site Leiturinha também é uma excelente forma de adquirir livros para o cantinho da leitura do seu pequeno(a). Você escolhe um plano de assinatura e recebe em casa livros selecionados conforme a faixa etária das crianças. Além disso, você recebe surpresinhas exclusivas e especiais junto com livros e uma cartilha personalizada com orientações para os pais.

Participe

As crianças, especialmente as que ainda não foram alfabetizadas, precisam da presença dos adultos para ajudar a incentivar o hábito de ler. Além disso, é uma ótima oportunidade para ficar pertinho e reforçar os laços familiares. Mesmo que o seu pequeno(a) ainda não saiba ler, é importante que o contato com os livros ocorra o mais cedo possível.

Confira outras ideias para fazer com as crianças:

Veja aqui 10 ideias diferentes para passar mais tempo com as crianças

Que tal uma Festa do Pijama? Confira ideias neste post

Aprenda aqui como incentivar o consumo de frutas e verduras nas crianças

Gostou? Comente
Deixe sua mensagem para nós
Voltar para Listagem