Como retirar manchas das roupas usando itens práticos

08 de abril de 2019
Dicas Lepper Faça Você Mesmo
Enviar por
e-mail
Como retirar manchas das roupas usando itens práticos

Quem cuida das roupas em casa sabe que se deparar com manchas é um pesadelo na hora da lavagem. Dependendo do tipo de mancha, a dificuldade é muito grande e os produtos prontos são muito caros. Para te ajudar a salvar suas peças, separamos várias formas eficazes e acessíveis de como retirar manchas das roupas usando itens práticos do dia a dia.

 

Antes de tudo, lembre-se sempre que o mais importante, em caso de manchas, é agir rápido. Quanto mais tempo o tecido ficar manchado, mais difícil será a remoção da mancha. Separamos as manchas mais comuns do dia a dia e trouxemos uma solução prática para cada uma delas.

 

Confira abaixo como tirar manchas de roupas para cada tipo de situação:

 

Chá, café e suco de frutas da roupa

Quem nunca derramou café ou outro líquido na roupa, na toalha ou até no tapete, que atire a primeira pedra! Calma que existe solução! Prepare uma mistura de vinagre de álcool com água e dê batidinhas leves na mancha. Após essa etapa, lave a peça normalmente. Caso a mancha tenha “grudado” na roupa, aplique vinagre branco diretamente na parte de trás do tecido e pressione a mancha com a parte de trás de uma colher antes de lavar.

 

Sangue

Os pequenos caíram e mancharam o uniforme? Fique tranquila! Enxágue a mancha em água fria e deixe de molho por 15 minutos numa solução de água fria e detergente. Se o sangue secar, mantenha a peça de molho durante a noite numa forte solução água e sal. Após isso, lave normalmente.

 

Vinho

Tomar vinho é uma delícia, mas derramar na roupa nem tanto, não é? Assim que possível, remova a mancha imediatamente com um pano limpo embebido em vinagre de álcool. Para roupas brancas, a pigmentação da mancha pode ser ainda maior, por isso, é recomendado  o uso de algumas gotas de água oxigenada diretamente na mancha.

 

Suor e Desodorante

Sabe aquela mancha amarela terrível debaixo do braço nas roupas? Triture duas aspirinas solúveis numa xícara de água morna e esfregue a solução na mancha. Deixe descansar por duas horas antes da lavagem. Se a mancha for do desodorante, misture uma colher de bicarbonato de sódio no suco de um limão. Coloque a solução sobre a mancha, esfregue levemente e deixe agir por cinco minutos. Depois, retire a solução com água corrente e lave a roupa normalmente. Se a mancha não sair logo na primeira vez, repita o processo.

 

Batom

Passou a maquiagem com pressa e manchou a roupa? Antes de lavar, espalhe um pouco de vaselina na mancha e depois, lave a peça normalmente.

 

Não se desespere

Lembre-se que os resultados podem não aparecer logo na primeira tentativa. Por isso, é sempre importante repetir a operação até que a mancha desapareça completamente. Enquanto isso, não se desespere! Aproveite para usar aquelas peças esquecidas no armário. Se mesmo após as tentativas as manchas não desaparecem, você ainda pode optar por levar a peça de roupa em uma lavanderia para um serviço especializado.

 

Gostou? Comente
Deixe sua mensagem para nós
Voltar para Listagem