Como distrair as crianças durante as férias

03 de julho de 2019
Dicas Lepper
Enviar por
e-mail
Como distrair as crianças durante as férias

Julho, friozinho, férias e diversão! O recesso escolar do meio do ano já está aí e as crianças estão cheias de energia e tempo para gastar. Mas o que para elas parece um sonho, para muitos pais torna-se um desafio. Afinal, como conseguir pensar em atividades diferentes para distrair as crianças durante as férias?

Quem fica com as crianças em casa precisa colocar a mão na massa e deixar a criatividade rolar para dar conta do recado. E a gente trouxe algumas sugestões para te ajudar!

Atividades para os dias ensolarados

Esses são os melhores dias, não é mesmo? Quando o Sol aparece, as crianças podem passar o dia ao ar livre, brincando no jardim ou na área externa do prédio. Para estimular a criatividade, imaginação e movimentação dos pequenos, sugerimos algumas atividades das quais crianças e adultos podem participar juntos.

  • Programe brincadeiras ao ar livre: estas são as clássicas. O pega-pega, esconde-esconde, corrida, vôlei, futebol e tantas outras. Muitas vezes você só precisa de uma bola (ou nem isso) e a brincadeira está formada. Além de distrair as crianças e gastar energia, esse tipo de atividade estimula a prática esportiva e o senso de trabalho em equipe.

  • Monte uma caça ao tesouro: parece complicado, mas, na verdade, tudo o que você precisa é de um pedaço de papel, uma caneta e um pequeno tesouro. Em um pedaço de papel você escreve as pistas que vão levar a criança de um ponto ao outro. Depois, é só escondê-las nos mais variados locais. Seguindo cada uma das dicas a criança chegará ao tesouro, que pode ser algo simples como um pacote de balas, chocolate ou algumas moedinhas. Além de desenvolver o senso lógico, temos certeza que elas vão adorar encontrar um tesouro só delas!
  • Monte uma pista de obstáculos: mais uma vez, uma atividade simples que pode entreter as crianças por horas! Para criar os obstáculos (que podem ser também mini-provas) você pode usar coisas que tem em casa mesmo como um vaso de plantas, caixas, cones, cordas ou qualquer outro objeto que estiver por perto. Aí é só espalhar os obstáculos pelo terreno e montar um circuito. Quem passar pela pista no tempo mais rápido ganha a prova! 

  • Plante uma árvore ou uma florzinha: esta pode se tornar uma lembrança gostosa de um tempo de qualidade que você aproveitou com os seus filhos. Prepare um pedacinho do terreno e escolha uma mudinha de árvore ou uma flor para plantar junto com os pequenos. Se você não puder plantar no terreno de casa, pode ser em um vasinho mesmo. Além de estreitar os laços com a natureza, ver a plantinha crescer junto com as crianças gera uma interação super simbólica.
  • Vá ao parque: se você não estiver em casa de segunda a sexta, este pode ser um programa de fim de semana. Aproveite um dia bem ensolarado para levar as crianças ao parque e estimular o contato delas com a natureza. Você pode fazer brincadeiras e aproveitar a companhia da família em outra atividade bem legal...
  • Faça um piquenique: é só levar uma toalha e preparar as comidinhas que cada um mais gosta. Sanduíches, bolachinhas, pão de queijo, cupcakes e frutas, por exemplo, são opções práticas e deliciosas! Garantimos que todo mundo vai adorar essa refeição lúdica e diferente.

Atividades para os dias chuvosos

Os dias de chuva podem ser mais propícios para que as crianças acabem ficando entediadas, já que elas precisam se restringir a atividades dentro de casa. Mas não há desculpa para ficar sem ter o que fazer! Tudo o que você precisa é separar um tempinho para colocar em prática brincadeiras que vão entreter os pequenos o dia inteiro.

  • Separe brinquedos lúdicos: essa atividade é super fácil e não toma muito tempo. É só buscar os brinquedos preferidos das crianças e deixar eles soltarem a imaginação. Vale também participar da brincadeira por uns minutinhos para gerar interesse e estimular a criatividade dos pequenos. Garantimos que eles vão se entreter por horas.

  • Crie seu próprio brinquedo: itens que geralmente acabam indo pro lixo podem entrar na brincadeira, como garrafas pet, rolinhos de papel higiênico vazios ou caixinhas de ovos. Aí é só estimular a imaginação junto com as crianças e pensar em novas utilidades para esses itens. Você pode conferir algumas ideias aqui.
  • Leve as crianças para a cozinha: quem disse que cozinha é só lugar de gente grande? Contar com a ajuda das crianças no preparo de lanches simples pode ser bem divertido e vai ajudá-las a desenvolver novas habilidades. Elas podem auxiliar você no preparo de sanduíches, um bolinho simples, bolachinhas ou outras delícias. E na hora de saboreá-los o gosto vai ser ainda mais especial.
  • Estimule o seu lado artístico: pode ser com a pintura, desenho, escultura, giz de cera, massinha ou o que mais você tiver em casa. O que vale aqui é estimular a criatividade junto das crianças.

  • Reserve um tempo para ler e contar histórias: o estímulo à leitura é importantíssimo em qualquer idade, então não deixe essa atividade de lado. Além de estimular a imaginação dos pequenos, você pode estar criando um hábito para a vida.
  • Prepare uma noite de cinema: é só fazer uma pipoquinha, juntar as crianças na sala, escolher um dos filmes que elas mais gostam e dar o play. É um tempo qualidade que você poderá passar junto com os pequenos se divertindo muito!
  • Faça um acampamento dentro de casa: você não precisa de barraca ou algum outro equipamento especializado... É só espalhar almofadas e colchões pelo chão e se divertir com as crianças noite adentro. Vocês podem até mesmo saborear delícias típicas de acampamento, como marshmallows e bolachinhas. Vai ser uma noite memorável!

Em meio a tantos afazeres domésticos, às vezes é difícil arranjar tempo para brincar com as crianças, mas é preciso ter consciência de que esse tempo não volta. Então que tal reservar uns minutinhos para voltar a ser criança junto com eles? Se você quiser mais dicas, é só conferir outros materiais em nosso blog:

Confira dicas para fazer um piquenique incrível!

Quer receitas de bolo simples para fazer com a criançada? É só clicar aqui.

Saiba como criar um cantinho da leitura simples e lindo para as crianças.

Roupão Aveludado Quimono Estampado Authentic Games
Roupão Aveludado Quimono Estampado Authentic Games
Ver detalhes
Toalha Aveludada Estampada Avengers
Toalha Aveludada Estampada Avengers
Ver detalhes
Gostou? Comente
Deixe sua mensagem para nós
Voltar para Listagem
fechar
Mundo Fantástico da Lepper