Arranjos de primavera: saiba como deixar a casa mais florida

25 de setembro de 2019
Decoração
Enviar por
e-mail
Arranjos de primavera: saiba como deixar a casa mais florida

A primavera chegou, trazendo mais cores, aromas e beleza ao dia a dia. Nas ruas, é perceptível a explosão de nuances em diferentes flores que embelezam prédios, comércios, canteiros e jardins. Que tal trazer a primavera para dentro do seu lar? Preparamos dicas para você aprender a montar um arranjo que irá deixar a sua casa mais florida, alegre e cheia de vida. Quer ver como é fácil?

Tipos de flores 

Ao usar flores naturais, o tipo de planta escolhida é primordial não somente para a beleza do seu arranjo, mas também para a durabilidade dele. Algumas flores são mais resistentes e, consequentemente, duram mais tempo.

Flores tropicais, por exemplo, conhecidas por suas cores vibrantes e formas exóticas, duram bastante tempo em arranjos e vasos. Entre as mais conhecidas estão a helicônia, o antúrio e a estrelitzia.

As flores conhecidas como nobres, são mais translúcidas e delicadas. Por serem cultivadas em estufas, geralmente são comercialmente mais caras. Entre os principais exemplares estão as rosas, as orquídeas, a boca-de-leão, o lisianto e o lírio.

Já as flores do campo são tipicamente coloridas e lembram um jardim. Os principais exemplos são os crisântemos, a Statice, esporinhas, solidago e outras opções variadas. 

A primavera é tipicamente conhecida como estação da floração, mas existem algumas espécies que ganham um brilho especial durante estes meses. Flores como boca-de-leão, calla, camélia, cravo, copo-de-leite, crisântemo, gérbera, girassol, hortênsia, lírio, lisianthus, margaridas e violetas estão no ápice da floração durante a primavera e tornam-se encantadoras em arranjos que vão embelezar o ambiente.

Harmonia de cores

Assim como a escolha do tipo de flor, a escolha de cores é também fundamental para que o seu arranjo tenha equilíbrio visual e fique em destaque no ambiente. Para não errar, é possível optar por três caminhos.

  • Esquema monocromático: quando você usa flores de uma única cor ou variações de um mesmo tom, acaba criando um arranjo lindo e clássico. 
  • Esquema análogo: quando você opta por utilizar cores vizinhas ou parecidas. Esta sugestão cria um efeito de escala colorida.
  • Esquema complementar: são cores opostas no círculo cromático. O efeito dessa harmonização é vibrante e as combinações devem ser feitas entre cores claras com cores claras e escuro com escuro. 

Escolha do vaso ou suporte

Diferentes tipos de arranjo, pedem diferentes tipos de vasos e existe uma imensidão de variedade em formatos e materiais. Basta escolher aquele que vai refletir melhor o seu estilo de decoração. Se você quer requinte e sofisticação, pode optar por peças de cristal, bronze ou prata. Se você tem um estilo mais rústico, vasos de cerâmica, madeira ou cortiça vão servir bem.

Para colocar a criatividade em dia, é possível também transformar objetos do dia a dia em vasos estilosos, como panelas, canecas, jarras, cestos, gaiolas, xícaras e até mesmo botas antigas. Quanto mais liberdade você tiver, mais transformador será o seu ambiente.

Para combinar cada tipo de flor com o recipiente correto, é preciso lembrar que flores com caules longos pedem vasos mais altos e acinturados e flores com caule curto e volumosas ficam melhor apresentadas em vasos baixos e largos.

Passo a passo para a montagem de um arranjo

Com essas orientações, acho que você já pode começar a colocá-las em prática, não é mesmo? Montar um arranjo ou um buquê não é uma tarefa difícil e o produto final vai fazer toda a diferença em sua casa. Para começar, você vai precisar de:

  • espuma floral (aquela espuma durinha, verde escuro)
  • recipiente com água
  • alicate de corte
  • folhagens e flores naturais, de sua preferência

Se você optar por montar um arranjo, comece mergulhando a espuma floral em um recipiente com água, até ela absorver bastante líquido. Esta água irá nutrir as flores enquanto elas enfeitam o seu ambiente. Corte o caule das plantas na diagonal, para que elas absorvam mais água, e comece a fixá-las na espuma. Você pode começar pelas folhagens e fixar as flores por último.

Ao decidir montar um buquê, basta cortar a ponta das flores e folhagens na diagonal, amarrar um fio ou corda fininha em volta do arranjo (não muito forte), para que ele não desmonte, e deixar o buquê em um vaso com água. 

Se você não tem muita prática, comece por arranjos pequenos e simples, mas igualmente lindos. Quem sabe você não se encanta e descobre um novo hobbie? No Japão, existe uma arte conhecida como Ikebana, dedicada à montagem de arranjos de flores. Esta arte estuda não só a organização das flores, mas a criação de uma composição harmoniosa entre forma, ritmo e cor da planta, em contraste com outros elementos.

Vantagens de ter flores em casa

Além de embelezarem o ambiente e serem ótimas opções de presente, as flores deixam sua casa com uma energia muito mais leve e alegre. Confira outras vantagens de ter flores dentro de casa:

  • Na varanda, no hall de entrada ou em qualquer outro ambiente, as flores passam uma sensação de receptividade. Ao receber convidados, eles com certeza se sentirão muito bem acolhidos em uma casa com flores.
  • Os arranjos florais são a solução perfeita para cantinhos difíceis de resolver com a decoração. No banheiro, na cozinha e na lavanderia, por exemplo, plantas como cactos e suculentas ficam uma graça.
  • Flores são versáteis e podem agradar diferentes gostos. Se você não tem habilidade com a versão natural, pode optar por flores artificiais ou até mesmo trazê-las em outros elementos da casa, como na roupa da cama ou nos jogos de mesa. Opções é que não faltam!
  • As flores e plantas podem ser uma maneira barata de você demonstrar mais cuidado, carinho e dedicação ao seu lar e à sua família. São pequenos detalhes que fazem toda a diferença 💐

Quer conferir outras dicas de decoração? O blog da Lepper está recheado delas.

Curte uma decoração mais rústica? Que tal criar prateleiras e móveis feitos de pallet?

Quer colocar a criatividade em ação? Você pode utilizar escadas na decoração de ambientes.

Você conhece a tendência do Sol da Meia Noite? Confira como aplicá-la na decoração da sua casa.

Gostou? Comente
Deixe sua mensagem para nós
Voltar para Listagem
fechar
Mundo Fantástico da Lepper