Arabescos na decoração: saiba como aplicar a tendência em sua casa

27 de setembro de 2019
Decoração
Enviar por
e-mail
Arabescos na decoração: saiba como aplicar a tendência em sua casa

Estampas com padronagens infinitas, compostas por formas geométricas e elementos naturais, definem bem o conceito de arabescos. Você já ouviu falar nesse termo? Se ainda não, você precisa conhecê-lo. Peças que levam a técnica concedem muito mais sofisticação e estilo ao seu lar e por essa razão preparamos uma lista de dicas para você usar arabescos onde quiser.

De onde surgiram os arabescos?

Típicas da arte islâmica, estas figuras geométricas aparecem na construção de estilo em prédios, objetos decorativos e itens funcionais dentro das residências árabes. Na verdade, o termo surgiu na língua italiana, com o significado “à moda árabe”.

Seja em almofadas, tapetes, paredes, louças ou outros objetos, os arabescos aparecem com discrição e dão um toque especial à decoração. Saiba como aproveitá-los da melhor forma.

Arabescos em objetos

Na decoração, os arabescos representam a visão islâmica do mundo e têm um significado muito maior do que pode parecer. Nesta cultura, a união de formas cria padrões infinitos, que vão além do mundo visível e material. Dessa forma, assim como as mandalas, os arabescos aparecem como representação de forte espiritualidade.

Em objetos decorativos, não é difícil encontrar este tipo de arte. Em molduras de quadros, luminárias, vasos e até mesmo na louça é possível identificar traços de arabescos em padronagens suaves e contínuas. O resultado são elementos delicados e elegantes que ajudam a compor seu ambiente.

Arabescos em tecidos

A padronagem em tecidos também é bastante comum e fácil de ser identificada. Apresentado nas cores mais variadas, arabescos aparecem em tapetes, almofadas, cobertores, toalhas e mantas. Quanto ao melhor ambiente para utilizar esta tendência, não há restrições.

Os arabescos podem combinar com a sua cozinha, banheiro, quarto ou sala de estar. Que tal uma manta como esta, para aquecer sua casa e deixar o ambiente ainda mais estiloso? É a fusão perfeita entre a sofisticação e o conforto.

Arabescos na parede

Por ser um elemento estampado, é exposta em paredes que a tendência dos arabescos chama mais atenção. O efeito, sem dúvidas, pode ser impactante e deslumbrante. Na escolha de cores, é possível optar por tons neutros, para a cobertura total de ambientes, ou tons mais chamativos, para a cobertura de uma parede apenas

Para a aplicação, é só utilizar papel de parede ou azulejos que, juntos, compõem uma padronagem infinita. Ao montar seu ambiente com elementos decorativos, o ideal é optar por estilos neutros em móveis e objetos, para que eles não contrastem com os arabescos na parede.

Arabescos na arquitetura e design

A aplicação de arabescos na arquitetura remete muito à origem desta tendência, já que ela primeiro apareceu nas paredes de mesquitas e construções árabes. Nos dias atuais, traços de arabescos ainda podem ser observados em construções, principalmente em elementos como portas, janelas e parapeitos.

Dentro de casa, móveis também representam o estilo arabesco. Geralmente são peças de madeira, nas quais são entalhadas figuras geométricas e representações naturais. Em objetos menores, eles podem até mesmo ser personalizados com técnicas de pintura e decalque. Dessa maneira, incorporar os arabescos na decoração fica mais fácil do que você imaginou, não é mesmo?

Depois dessas dicas, é só escolher como levar os arabescos para dentro de casa, colocar a criatividade em ação e a mão na massa. Quer conferir outras dicas de decoração?

Conheça outras maneiras de personalizar a sua parede aqui.

Que tal transformar escadas em elementos decorativos ou até mesmo em móveis?

Curte um estilo mais moderno? Quem sabe você pode utilizar canos aparentes para decorar a casa.

Gostou? Comente
Deixe sua mensagem para nós
Voltar para Listagem
fechar
Mundo Fantástico da Lepper